Saúde
Pronto-Socorro tem nova ala pediátrica
Antigo espaço será destinado a pacientes adultos com a proposta de retirar os que estão em macas nos corredores
Gabriel Huth -
O Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) está com nova ala pediátrica, ocupada desde segunda-feira (5) por pacientes infantis, que não precisam mais passar pelos usuários adultos nem mesmo para a classificação de risco. O espaço contempla quatro enfermarias com três leitos cada uma, emergência com maca para estabilização de um lado e de outro a semi-intensiva, com dois leitos para cuidados, consultório e sala de espera.
As melhorias visam humanizar o atendimento à criança, com enfermarias decoradas para tornar o ambiente menos hostil. A enfermaria ocupada anteriormente pela pediatria, em ampla sala, que não era utilizada em sua totalidade, passa por reforma e será disponibilizada para os pacientes adultos com o intuito de retirar os pacientes em macas dos corredores, explica a diretora do PSP, médica Rosana Van Der Lan.
Para a dona de casa Diana Gonçalves Bezerra, 28, que estava com o filho Samuel em uma das enfermarias nesta manhã de quinta-feira, o novo espaço facilita bastante o atendimento e é mais reservado: "Antes era junto com os adultos, agora as crianças estão separadas", frisa.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), juntamente com a secretária de Saúde, Ana Costa, visitou o local e destacou a mudança positiva no Pronto Socorro, que passa a melhor acolher a criança e tem a previsão de esvaziamento dos corredores a partir da ocupação das acomodações antigas da pediatria.
Observou ainda que todo o trabalho aproveita mão de obra prisional, a partir da proposta de ressocialização prevista no programa Segunda Chance, do Pacto Pelotas pela Paz. O projeto de melhorias do PSP prevê ainda a revitalização dos consultórios e da parte dos pacientes em observação. Todas as obras são realizadas com o Pronto Socorro em funcionamento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário